À Camponesa: Bolo de Cenoura com cobertura de Chocolate



Ora bem!
Até parecia mal não fazer um post sobre uma das minhas maiores paixões: Culinária!
E achei por bem começar pela minha perdição: doces. Ora, onde há doces há bolos, e não há nada como começar com um bolo (até bastante simples) como as nossas avós faziam (ou fazem!) quando éramos mais novos.

Pensei então, tal como tinha dito, começar com uma receita mais simples, isto porque apesar de gostar de fazer, doçaria ainda não é, de todo, a minha especialidade, e é passo a passo que se alcança tal coisa!

Este bolo é bastante barato, fui ao Continente e ficou-me em cerca de 4€. Não comprei açúcar nem fermento que já tinha em casa, mas como não usei as cenouras todas que comprei, nem a farinha, fica até mais barato do que a quantia que gastei.

Concluindo:
Preço: barato (~3€ para 8 pessoas)
Dificuldade: Fácil
Tempo de Confecção: Médio Rápido


Então, INGREDIENTES:

  • 4 ovos
  • 2 chávenas de chá de açúcar
  • 1 chávena de chá de óleo
  • 2 chávenas de chá de farinha (eu aqui prefiro usar sem fermento, porque posso pôr o fermento a minha vontade a parte)
  • 1 colher de chá de fermento (se usarem fermento na farinha coloquem apenas 1 colher de café se acharem necessário
  • Cobertura:
  • 150g cacau em pó
  • 100g manteiga
  • 6 colheres de sopa de leite
  • + manteiga e farinha para untar



Eu andei por uns quantos sites para ver qual seria a melhor forma de fazer o bolo, e como nunca concordo com nada foi assim que fiz!:

-A Primeira coisa que fiz foi ligar o forno (a 180º) e untei a forma com manteiga e pulvilhei com farinha para não ter de ficar à espera depois


-Num liquidificador coloquei as cenouras, depois de as ter lavado, tirado as pontas e cortado às rodelas. Depois tirei essa papa, e misturei o açúcar e as gemas até ficar esbranquiçado e voltei a colocar as cenouras e a misturar tudo. Ah e coloquei o óleo também.



 -Numa taça coloquei a farinha e misturei com o fermento, e fui juntando a massa já preparada, cuidadosamente
- Bati as claras em castelo e juntei à massa
- Pus só uma pitada de sal na massa, para apurar o gosto
- Finalmente coloquei na forma e dentro do forno!


- Em relação à cobertura fiz o normal: enquanto o bolo cozia coloquei um tacho ao lume, coloquei o cacau com o leite e a manteiga (e pus pimenta vermelha, se gostarem), e em lume brando fui mexendo até ficar pastoso. Supostamente em vez do leite teria posto natas, maaaaaaaaas não havia em casa e esqueci-me nas compras.
- Finalmente tirei o bolo do forno, desenformei e pus a cobertura
- Depois decora-se conforme a criatividade, gosto, e paciência.



E ESTÁ BOOOOOM!

Quem quiser peça uma fatia, mas rápido que por este andar acaba rápido!!

Dêem-me dicas sobre qual deveria ser a minha próxima receita!





#Dafisirus


PS: Serve-se com amor e carinho. <3


Comentários

  1. Ameiiiiiiiii a receita,sou pessima na cozinha,mais vou tentar fazer esse!rs

    ResponderEliminar
  2. Tenta! é fácil de fazer até ahah
    depois diz como ficou =)
    este fim-de-semana vou fazer outro e pôr no Blog

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Acorda.

Black Days Are Gone (This is the time to come)

FLASH!ON - 5 Têndências masculinas Primavera/Verão 2017